Nossa coluna vertebral é dividida em três grandes regiões: cervical, torácica e lombar. Cada uma dessas partes possui uma curvatura própria, que é natural, e perceptível quando vista de lado.
Esse formato curvo, ajuda a absorver as cargas aplicadas à coluna pelo peso do corpo. O pescoço (coluna cervical) e a região lombar têm uma curvatura interna chamada de lordose, em forma de C. Já a região entre essas duas, a parte torácica, tem sua curvatura no sentido oposto, que é chamada de cifose.
Mas, se a cifose é uma curvatura normal da coluna, por que é o nome de um diagnóstico? Eu sei, pode parecer confuso às vezes.
Quando utilizamos o termo cifose para falar de um “problema” de coluna, estamos falando da hipercifose, aquela anormal, exagerada. Essa, sim, pode causar danos à saúde e ao bem-estar do paciente. No entanto, a boa notícia é que existe um tratamento.
Sendo assim, este artigo foi feito para abordar os principais pontos a respeito da cifose anormal. Acompanhe todos os detalhes!
Quais são os sintomas da cifose?
Quem tem deformidade na cifose apresentará esse problema através de, o que chamamos de, uma corcunda. Quando é muito evidente, o primeiro sinal é a aparência. A deformação se instala aos poucos e não necessariamente vem acompanhada de sintomas. Quando eles se manifestam, os mais comuns são:- dores na região torácica;
- fadiga;
- rigidez nas costas.