tumores ósseos

Tumores ósseos: tudo o que você precisa saber

Os tumores são um dos problemas de saúde que mais geram preocupação em pessoas de todo o mundo, podendo se formar ou desenvolver em diferentes regiões do corpo, sendo ou não cancerígenos.

Assim como todo o corpo e seus tecidos, os ossos também estão suscetíveis ao desenvolvimento de tumores. É importante destacar ainda que os tumores ósseos podem ser de diferentes tipos, que possuem diferenças importantes entre si. Desta forma, conheça a seguir os principais tipos de tumores ósseos e suas características:

Osteossarcoma

O osteossarcoma, que pode ser chamado também apenas de sarcoma, é o tipo mais comum de câncer ósseo, sendo considerado um câncer primário. Esse tipo de tumor ósseo se inicia e desenvolve-se a partir das células ósseas.

Embora seja mais comum em pessoas com idade entre 10 e 30 anos, o osteossarcoma também pode se manifestar em pessoas com mais de 60 anos. O desenvolvimento desse tumor ósseo é mais comum em ossos dos membros superiores e inferiores, além da pelve.

Condrossarcoma

Segundo tipo mais comum entre os tumores ósseos primários, o condrossarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células que formam a cartilagem, podendo se manifestar, assim, em qualquer área do corpo onde haja cartilagem, embora também se manifeste com maior frequência nos membros superiores e inferiores.

Os tumores do condrossarcoma podem ainda ser subdivididos em três grupos com características distintas: condrossarcoma diferenciado, condrossarcoma de células claras e condrossarcomas mesenquimais.

Sarcoma de Ewing

O sarcoma de Ewing é considerado, entre os tumores ósseos, o terceiro mais comum. Além disso, é também o segundo tipo de tumor que mais atinge os adolescentes, sendo raros os casos de sarcoma de Ewing em pessoas adultas.

Esse tumor se desenvolve, na grande maioria das vezes, nos ossos, mas pode também, em alguns casos se iniciar em outros tecidos ou órgãos do corpo. A região mais atingida pelo sarcoma de Ewing é a parede torácica, embora também não sejam raros os casos em que se desenvolvem nos braços ou nas pernas.

Fibrossarcoma

O fibrossarcoma é um tumor ósseo que se manifesta com maior frequência nas regiões de tecido mole do corpo, fazendo assim com que atinja regiões onde outros tumores ósseos não sejam tão comuns, como o maxilar, por exemplo.

Cordoma

O cordoma é um tumor ósseo que se forma, na grande maioria dos casos, na base do crânio e em ossos da coluna vertebral, sendo muito mais comum em pessoas com idade superior a 30 anos.

Diferentemente de alguns outros tumores ósseos, o cordoma se desenvolve de maneira bastante lenta, raramente chegando a atingir outras partes do corpo. No entanto, sua remoção deve ser completa, pois é comum que voltem a se desenvolver quando não retirados completamente.

Quer saber mais? Clique no banner !

Neurocirurgião em Belo Horizonte e Nova Serrana

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp